ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Oct/2025

Mercosul-UE: mecanismo protege produtor da UE

A Comissão Europeia propôs um regulamento para apoiar os agricultores europeus como parte do acordo comercial entre União Europeia e Mercosul. A comissão afirmou, nesta quarta-feira (08/10), que, segundo o regulamento, monitoraria as tendências de mercado em algumas importações agrícolas sensíveis, como carne bovina e de frango, e se comprometeria a abrir investigações caso observe um aumento de produtos mais baratos vindos do bloco sul-americano ou uma queda nos preços domésticos.

A comissão examinará, como prioridade, os casos em que haja um aumento nas importações ou uma queda nos preços internos concentrada em um ou vários Estados-membros. A medida vem semanas após a comissão ter apresentado um acordo comercial formal com as nações do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) que ainda precisa ser ratificado pelos Estados-membros da União Europeia. O acordo, que criaria uma das maiores áreas de livre-comércio do mundo, enfrentava oposição devido ao receio de que pudesse levar a um aumento das exportações de carne para o bloco e prejudicar o setor agrícola europeu.

"Escutamos nossos agricultores, refletimos e agora agimos", disse o principal negociador comercial da União Europeia, Maros Sefcovic. Com esta garantia legal à prova de falhas, os agricultores europeus agora podem apoiar o acordo com o Mercosul com confiança. Os co-legisladores devem tratar esta proposta como prioridade, para que o regulamento possa ser adotado antes da assinatura do acordo Mercosul-UE. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.