09/Oct/2025
Segundo projeções do APEC Climate Center (APCC) da Coreia do Sul, o Rio Grande do Sul tem 65% de probabilidade de entrar em uma fase de La Niña entre os meses de outubro e dezembro de 2025. As informações constam no Boletim Trimestral do Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado (Copaaergs), coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), com base em dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O prognóstico indica que as chuvas devem variar de normal a levemente abaixo da média histórica na maior parte do Estado durante o trimestre. Dezembro tende a registrar os maiores desvios negativos de precipitação, especialmente nas regiões sul e oeste. Em outubro e novembro, a tendência é de volumes mais próximos da média, mas com irregularidade espacial e pequena tendência de queda, principalmente em novembro. As temperaturas do ar devem subir gradualmente ao longo do trimestre, com anomalias positivas mais marcantes em dezembro. Os meses de outubro e novembro ainda devem apresentar variações bruscas, com incursões de ar frio seguidas de aquecimento, o que mantém a possibilidade de geadas tardias.
A amplitude térmica tende a aumentar, com madrugadas frias e tardes quentes, especialmente entre novembro e dezembro. O boletim do Copaaergs é publicado trimestralmente e elaborado por especialistas em agrometeorologia de 13 instituições estaduais e federais ligadas à agricultura e ao clima. Além das análises meteorológicas, o documento apresenta orientações técnicas para o manejo das culturas agrícolas durante o período. Fonte: Agrímídia. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.