10/Oct/2025
Iniciou na quarta-feira (08/10) o evento “Mapa Conecta Brasil 2025”, promovido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com a Empresa Nacional de Inteligência em Governo Digital e Tecnologia da Informação (Serpro) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O evento faz parte da programação do Festival Curicaca, em Brasília (DF). A primeira edição do evento marca um importante encontro para debater os principais desafios e soluções da inovação agropecuária brasileira entre representantes de ecossistemas estaduais de inovação, órgãos públicos, investidores, pesquisadores, startups e empresas.
O evento busca colocar a inovação agropecuária no centro da agenda nacional e internacional. O Mapa Conecta Brasil é mais do que um evento: é o início de uma jornada para transformar conhecimento em impacto, tecnologia em prosperidade e inovação em legado. Na ocasião, ocorreu a apresentação do Programa Nacional de Inovação Aberta na Agropecuária - Mapa Conecta, que tem como objetivo ampliar e fortalecer a inovação agropecuária, promovendo o desenvolvimento estratégico e a competitividade dos ecossistemas estaduais de inovação. Logo após, foi assinada, de forma simbólica, a Portaria que irá lançar oficialmente o Programa. O Mapa, em parceria com a ABDI e o Serpro, estruturou uma programação que irá até esta sexta-feira (10/10), para tratar de temas da inovação agropecuária brasileira, passando por ecossistemas de inovação, conectividade rural, agricultura digital, novos alimentos, bioinsumos, políticas de recursos genéticos e bioeconomia.
No primeiro dia, ocorreram painéis estratégicos e apresentações institucionais sobre inovação agropecuária e agricultura digital. No segundo dia, ocorreram painéis sobre tecnologias práticas e integração nacional, com o pré-lançamento da Plataforma de Inovação Agropecuária - Mapa Conecta, desenvolvida em parceria com o Serpro. No último dia, os debates estarão voltados para a 5ª edição do BioInova, que tratará de bioinsumos e agrobiodiversidade, com o lançamento da Rede Nacional de Ecossistemas Estaduais de Inovação Agropecuária e da nova chamada BioInova Ignite de pré-aceleração para soluções em bioinsumos. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.