ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Oct/2025

Missão do Brasil à UE realiza reuniões de alto nível

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participou, no dia 2 de outubro, de uma série de reuniões em Bruxelas, com diretorias-gerais da Comissão Europeia. A delegação brasileira participou de três reuniões no mesmo dia com as diretorias-gerais de Agricultura (DG AGRI), Saúde e Segurança Alimentar (DG SANTE) e Comércio (DG TRADE). Os encontros trataram de temas sanitários e de acesso a mercados, demonstrando um interesse mútuo no aprimoramento da cooperação entre o governo brasileiro e a União Europeia.

Nas conversas com a DG SANTE, foram reiterados cinco pedidos prioritários do lado brasileiro: retirar os controles reforçados sobre carnes de aves e carne bovina; restabelecer o pré-listing para esses produtos; avançar nas tratativas para o retorno dos pescados; reconhecer mutuamente a regionalização para doenças como Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, doença de Newcastle, peste suína africana (PSA) e febre aftosa; e atualizar o reconhecimento do país como livre de febre aftosa sem vacinação em todo o território, com a consequente adequação dos certificados de exportação. Sugeriu também instalar, ainda neste ano, um diálogo SPS de alto nível para acompanhar entregas técnicas pendentes.

Com a DG AGRI, o foco foi a retomada do instrumento de diálogo agrícola Brasil-UE, o interesse em ampliar o acesso a mercados mutuamente e a coordenação de pautas de sustentabilidade e rastreabilidade. Ademais, tratou-se da futura visita do comissário da DG AGRI ao Brasil, no final de outubro. No encontro com a DG TRADE, o Brasil alinhou a necessidade de avanços sanitários e facilitação de comércio, assim como se discutiram os próximos passos em relação ao acordo comercial Mercosul-União Europeia. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.