10/Oct/2025
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), o Brasil tem um papel crucial no compartilhamento de soluções climáticas com o mundo. O diretor da Divisão de Economia e Política Agroalimentar da FAO, David Laborde, visitou a Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos (SP), na quarta-feira (08/10) e destacou que as inovações e conceitos desenvolvidos no Brasil, especialmente na pecuária sustentável, podem beneficiar produtores em outras regiões, como a África. As inovações e conceitos desenvolvidos no Brasil, especialmente na pecuária sustentável, podem beneficiar produtores em outras regiões, como a África. Laborde buscou conhecer ações e tecnologias relacionadas ao Plano ABC+. Durante a visita, o representante da FAO conheceu:
- Três sistemas integrados com árvores, incluindo a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) com gado de corte e vacas leiteiras.
- A ordenha automatizada voluntária.
- Vitrine de forrageiras utilizadas para pastagem.
- Sistema intensivo de produção pecuária.
Laborde ficou impressionado com a diversidade de soluções que a Embrapa desenvolve. Ele observou que o centro de pesquisa possui tecnologias capazes de atender a demandas específicas e sistemas diferentes que podem responder às necessidades de diversos tipos de produtores, com medição de emissões e foco na sustentabilidade. A Embrapa Pecuária Sudeste consegue ser um showroom de agropecuária sustentável. A FAO trabalha em conjunto com o Brasil na documentação dos esforços realizados no Plano ABC e em outras iniciativas, como a Aliança Global para Erradicar a Fome e a Pobreza. Fonte: Embrapa. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.