ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Nov/2025

TFFF: setor financeiro aguarda maiores definições

O Itaú avaliou que “vê com muito bons olhos” a premissa do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), que visa a remunerar os países que garantirem a conservação dessas florestas. O banco aguarda futuras definições sobre o Fundo para eventual avaliação financeira. Do ponto de vista filantrópico, o Itaú coloca recursos em diversas frentes. Então, não teria problema em ter um pedaço desse recurso no TFFF, mas é preciso entender o que é o projeto.

Para funcionar, o TFFF precisará de recursos soberanos e dinheiro privado. O modelo prevê o reinvestimento do capital em uma carteira de investimentos diversificada, gerando, assim, uma taxa de retorno de investimento mais elevada. Parte dos lucros é transferida aos países com florestas tropicais. Esse e qualquer outro projeto de pagamento de serviços ambientais é importante e necessário e o Itaú “olha com carinho".

Todos os projetos sustentáveis em que o banco aloca recursos entregam os chamados KPIs, ou Indicadores-Chave de Desempenho, seja em áreas como fomentando a bioeconomia ou geração de renda para comunidades. Assim como outras instituições financeiras, o Itaú Unibanco e o Itaú BBA estavam com representantes em Belém (PA) ao longo da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). O entendimento é que a Conferência possibilita também uma agenda de negócios. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.