25/Nov/2025
O presidente da China, Xi Jinping, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversaram por telefone nesta segunda-feira (24/11). Desde o encontro realizado no mês passado em Busan, as relações bilaterais têm sido "estáveis e em trajetória de melhora", após os dois líderes alcançarem consensos importantes que impulsionaram o relacionamento bilateral. Xi afirmou que os fatos mostram novamente que quando China e Estados Unidos cooperam, ambos ganham; quando entram em confronto, ambos perdem.
O líder chinês defendeu que ambos os lados mantenham o atual impulso, ampliem a cooperação e reduzam divergências. Trump chamou Xi de "um grande líder" e disse concordar plenamente com sua visão para o relacionamento bilateral. Ele também afirmou que os dois países estão implementando integralmente os consensos firmados em Busan. De acordo com a agência chinesa Xinhua, a China destacou ainda que Xi reiterou a posição de princípio sobre Taiwan, afirmando que o retorno da ilha é parte importante da ordem internacional do pós-guerra. Trump reconheceu a importância do tema para a China.
O presidente dos Estados Unidos afirmou que voltará a se reunir com o presidente da China, Xi Jinping, em breve, após aceitar o convite do líder chinês para visitar Pequim em abril e anunciar que convidou o homólogo da potência asiática para uma visita de Estado mais adiante em 2026. Em publicação em rede social, Donald Trump disse ter tido "uma ligação telefônica muito boa" com Xi, na qual os dois concordaram que "é importante que nos comuniquemos com frequência". Trump relatou ter tratado de temas como a guerra entre Rússia e Ucrânia, fentanil, soja e outros produtos agrícolas.
O presidente norte-americano afirmou que os dois países firmaram um acordo "bom", importante para agricultores norte-americanos e que "só vai melhorar", destacando que a relação bilateral está "extremamente forte". O telefonema foi um desdobramento da reunião "altamente bem-sucedida" que mantiveram na Coreia do Sul três semanas antes, disse Trump. De acordo com ele, desde então houve "progresso significativo de ambos os lados" para manter os acordos atualizados e precisos. "Agora podemos mirar no quadro geral", afirmou ao anunciar os encontros. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.