ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Nov/2025

EUA: pressões internas contra tarifa sobre o Brasil

Segundo o Insper Agro Global, a decisão dos Estados Unidos de reduzir tarifas de importação não teve relação com pressões externas, mas com a própria dinâmica do mercado norte-americano. O tarifaço caiu porque existem pressões dentro dos Estados Unidos, seja de indústrias, processadores de commodities ou consumidores, dizendo: ‘não dá para manter as tarifas’. A revisão tarifária não foi motivada por gestos diplomáticos do Brasil e o movimento reflete a necessidade de manter a competitividade das cadeias produtivas norte-americanas.

A importância do Brasil como fornecedor global aumenta o peso do País nas discussões comerciais. O Brasil está exposto, mas é o maior em muitos produtos. Essa posição funciona como um ativo estratégico. O Brasil não tem ‘hard power’; mas tem um ‘soft power’ na segurança alimentar. O papel do País é relevante no abastecimento de regiões como Ásia, Estados Unidos e China. A revisão das tarifas norte-americanas se soma a uma reconfiguração mais ampla das cadeias globais.

O Brasil tem uma presença global, o que coloca o agro como um setor muito estratégico. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) avalia que a retirada da sobretaxa de 40% aos produtos brasileiros, incluindo produtos agropecuários, é resultado do trabalho do agronegócio brasileiro. Durante o período de vigência dessas tarifas, aplicadas a setores como carnes, café e frutas, entre outros em que o Brasil é extremamente competitivo no comércio global, diversos setores da economia norte-americana ficaram desestabilizados após sentirem os efeitos da redução no volume de importações brasileiras.

Em algumas cadeias de produção, a falta dos produtos brasileiros gerou escalada inflacionária e necessidade de reorganização logística. Isso mostra que a presença do agro brasileiro nos Estados Unidos tornou-se imprescindível. A recomposição do fluxo comercial confirma que o agro do Brasil não apenas abastece o mundo, alimentando mais de 1 bilhão de pessoas e garantindo a segurança alimentar no planeta e preservando o meio ambiente, como também influencia diretamente a eficiência produtiva de países parceiros. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.