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16/Dec/2025

Novos mercados para produtos do Agro brasileiro

Segundo os Ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores (MRE), o governo brasileiro concluiu negociações fitossanitárias com a União Econômica Euroasiática, o Japão e a Nicarágua, que permitirão ao Brasil exportar novos produtos agropecuários para esses mercados. Na União Econômica Euroasiática, as autoridades fitossanitárias aprovaram a exportação de castanha de baru do Brasil. A oleaginosa é nativa do Cerrado, utilizado pela população regional como fonte de renda e tem amplo potencial de uso alimentar, com polpa e amêndoa comestíveis.

O bloco que reúne cerca de 183 milhões de habitantes e é composto por 5 países: Armênia, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão e Rússia, importou mais de US$ 1,4 bilhão em produtos agropecuários brasileiros em 2024, com destaque para soja, carnes e café. No Japão, as autoridades fitossanitárias confirmaram a exportação de frutas congeladas e frutas desidratadas do Brasil. A abertura em especial, amplia oportunidades para itens processados de maior valor agregado, em um mercado onde a demanda por frutas processadas, incluindo congeladas, vem crescendo e atende tanto ao varejo quanto à indústria de alimentos.

O país, com cerca de 124 milhões de habitantes, importou aproximadamente US$ 3 bilhões em produtos agropecuários brasileiros em 2024. A Nicarágua autorizou a importação de arroz beneficiado do Brasil. Com cerca de 6,9 milhões de habitantes, o país importou entre janeiro e novembro deste ano, cerca de US$ 55 milhões em produtos agropecuários do Brasil, 8,5% maior do que 2024. Com estes anúncios, o agronegócio brasileiro alcança 507 aberturas de mercado desde o início de 2023. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.