ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Ago/2020

EUA-China: progresso na implementação do acordo

O representante comercial dos Estados Unidos e o secretário do Tesouro norte-americano participaram de reunião virtual com o vice premiê da China Liu Hu. O encontro tratou da implementação da “Fase 1” do acordo comercial entre as duas maiores economias do planeta. Os dois lados identificaram progressos na área e estão comprometidos em tomar os passos necessários para garantir o sucesso do pacto. Também discutiram o significativo aumento de compras pela China de produtos norte-americanos, além de ações que devem ser feitas no futuro. As partes abordaram passos dados pela China para efetuar as mudanças estruturais exigidas pelo acordo que irão assegurar maior proteção para direitos de propriedade intelectual, remover os impedimentos para companhias norte-americanas nas áreas de serviços financeiros e agricultura e eliminar a transferência forçada de tecnologia.

A possibilidade de que representantes de Estados Unidos e China tenham reiterado compromisso de cumprir o acordo comercial "Fase 1" animou o mercado de grãos, especialmente com relação à soja e milho. As condições ruins da safra norte-americana, atingida por tempestades, somadas ao compromisso com o acordo sino-americano estão impulsionando para cima o preço das commodities. Apesar da escalada nas tensões políticas entre Estados Unidos e China, o país asiático aumentou consideravelmente as compras de produtos agrícolas norte-americanos nas últimas semanas, o que também se refletirá nos números de exportação dos Estados Unidos com algum atraso. As compras da China atingiram apenas uma fração dos níveis acordados no primeiro semestre do ano, mas há também motivos sazonais para isso.

As safras norte-americanas de soja e milho ainda não foram colhidas. Havia dúvidas sobre o cumprimento do acordo comercial, em meio à escalada de tensão entre os dois países envolvendo a pandemia de Covid-19, Hong Kong e empresas de tecnologia chinesas. Dados Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) apontam queda na previsão de safra para este ano. Apenas 64% das plantações de milho estão em boas ou excelentes condições (em comparação com 69% na semana passada). No principal Estado de cultivo (Iowa) afetado por tempestades na semana passada, o número caiu para 50% (em comparação com 59% na semana passada). A avaliação nacional para a soja também se deteriorou em 3%, para 69%. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.