ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Nov/2020

BA: produção de algodão foi mantida nesta safra

Segundo a Associação Baiana de Produtos de Algodão (Abapa), com a colheita da safra 2020 encerrada, a Bahia obteve produtividade média de 310,15 arrobas de algodão em caroço por hectare em uma área total de 313.566 mil hectares. Apesar de uma redução de 5,27% de área, a produção atingiu a mesma média da safra passada, em torno de 1,5 milhão de toneladas de algodão (fibra e caroço). O setor agrícola se adaptou à realidade imposta pela Covid-19, mas pandemia interferiu na comercialização e no preço do algodão.

Em relação ao mercado, houve uma redução inicial dos preços das commodities, até pelo desaquecimento do setor têxtil, mas que vem gradualmente voltando a crescer, apoiado pelo câmbio neste momento de vendas para o mercado internacional. O setor tem condições de infraestrutura e logística já estabelecidas para a recuperação a médio prazo e com algodão para atender os mercados interno e externo. Antes da colheita, os produtores da Bahia já tinham 70% da safra comercializada. Como grande parte deles tem reforçado os investimentos na ampliação da armazenagem da fibra haverá maior tranquilidade para comercializar o restante da produção com melhor preço.

A redução do ritmo de comercialização da fibra também vai impactar na decisão do produtor na próxima safra 2020/2021. A previsão é da redução média de 15% de área plantada, que deverá ser redirecionada para o plantio de outras culturas que mantém o preço no mercado de commodities, como a soja. A Bahia é responsável por 25% da safra nacional de algodão. O plantio da safra 2020/2021, está previsto para ser iniciado a partir do dia 20 de novembro, com o fim do vazio sanitário. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.