ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

11/Nov/2020

Têxteis: produção industrial avançando no Brasil

No mercado de fios, as fiações reajustaram os valores praticados para seus produtos, mas já há preocupação quanto à aceitação desse repasse. Por enquanto, agentes apontam que a liquidez está boa, com compradores atentos à possibilidade de importações. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), em outubro/2020, a importação de fios de algodão aumentou 81% frente ao mês anterior e 66% se comprado ao mesmo período de 2019, somando 1,3 mil toneladas.

Quanto à produção industrial, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, de agosto para setembro (dados mais recentes disponíveis), a atividade industrial (com ajuste sazonal) avançou pelo quarto mês consecutivo, crescimento de 6,2% para o setor de “fabricação de produtos têxteis” e 16,5% para o de “confecção de artigos do vestuário e acessórios”. No entanto, na comparação com igual mês do ano anterior, o setor de confecção de artigos de vestuário e acessórios registrou baixa de 11,6%, mas o de produtos têxteis teve elevação de 9,3%.

Em setembro, a variação percentual mensal (igual mês do ano anterior) para o segmento de “fabricação de artigos de malharia e tricotagem” caiu 10,4%. O de “fabricação de artefatos têxteis, exceto vestuário” subiu 1,3%. O segmento de “tecelagem, exceto malha” avançou 9,3%, o de “fabricação de tecidos de malha” subiu 19% e o segmento “preparação e fiação de fibras têxteis”, 20,5%, também entre setembro/2019 e setembro/2020. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.