ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Mai/2021

Algodão do Brasil perde para EUA em alguns itens

Segundo pesquisa feito pelo programa Cotton Brazil, da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), entre os atributos mais valorizados pelos compradores internacionais, a transparência do mercado é o quesito em que o algodão brasileiro mais perde na comparação com o algodão norte-americano. Nos quesitos uniformidade e tempo de entrega, a pluma brasileira também fica atrás da norte-americana, mas em menor diferença. O setor cotonicultor brasileiro ainda precisa trabalhar esses pontos para conseguir melhor remuneração pela fibra no mercado internacional. Em média, o algodão brasileiro é classificado a 485 pontos abaixo do preço do algodão norte-americano.

Com isso, o setor deixa de faturar R$ 1,16 bilhão por ano. Hoje, as exportações representam entre 76% e 79% do destino do algodão brasileiro. A China ultrapassou o mercado interno e se tornou maior consumidor do algodão brasileiro, respondendo por 37% das vendas do Brasil no exterior. Vietnã e Blangladesh também são mercados promissores para expansão da pluma brasileira. O comprador externo ainda não conhece toda a qualidade do algodão brasileiro e a entidade está trabalhando na divulgação. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.