24/Mai/2021
Segundo pesquisa feito pelo programa Cotton Brazil, da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), entre os atributos mais valorizados pelos compradores internacionais, a transparência do mercado é o quesito em que o algodão brasileiro mais perde na comparação com o algodão norte-americano. Nos quesitos uniformidade e tempo de entrega, a pluma brasileira também fica atrás da norte-americana, mas em menor diferença. O setor cotonicultor brasileiro ainda precisa trabalhar esses pontos para conseguir melhor remuneração pela fibra no mercado internacional. Em média, o algodão brasileiro é classificado a 485 pontos abaixo do preço do algodão norte-americano.
Com isso, o setor deixa de faturar R$ 1,16 bilhão por ano. Hoje, as exportações representam entre 76% e 79% do destino do algodão brasileiro. A China ultrapassou o mercado interno e se tornou maior consumidor do algodão brasileiro, respondendo por 37% das vendas do Brasil no exterior. Vietnã e Blangladesh também são mercados promissores para expansão da pluma brasileira. O comprador externo ainda não conhece toda a qualidade do algodão brasileiro e a entidade está trabalhando na divulgação. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.