ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Out/2021

Preços internacionais firmes nos próximos meses

Segundo o Itaú BBA, os preços futuros do algodão na Bolsa de Nova York devem seguir firmes nos próximos meses, sustentados pelo aperto no balanço de oferta e demanda dos Estados Unidos na safra 2021/2022. Fato que foi ratificado pela revisão para baixo da estimativa de produção nos Estados Unidos na safra 2021/2022 divulgada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em relação ao que era esperado em setembro.

Com isso, mesmo assumindo uma queda das exportações totais do país, os estoques de passagem seguirão baixos. O país é o maior produtor e exportador mundial da commodity. Além do balanço apertado nos Estados Unidos, o crescimento da produção global não deve acompanhar o aumento do consumo, que tende a ser impulsionado pela recuperação da economia mundial, arrefecimento da pandemia de Covid-19 e pelo avanço do petróleo.

Como resultado, a relação estoque/uso mundial deverá ser de 71%, patamar inferior ao observado nas últimas duas safras. Por outro lado, a crise energética global com impactos na produção industrial de países importadores da fibra e com possíveis desdobramento da crise para o crescimento econômico global podem trazer riscos ao cenário de recuperação da demanda. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.