20/Jan/2022
A recuperação econômica global será o principal fator de influência sobre os preços internacionais do algodão neste ano. Fatores altistas têm predominado no mercado, mas a recuperação das economias é o ponto central para sustentação dos preços do algodão, pois significa aumento da renda disponível para compra de artigos derivados de algodão. Esse fator deve continuar fornecendo suporte aos preços globais da pluma. Contudo, ainda há incertezas relacionadas à pandemia de Covid-19 com o surgimento de novas variantes. Novas variantes são fatores a serem monitorados, especialmente na China.
Essas incertezas da pandemia poderiam refletir na importação chinesa, mas o mercado tem apostado no consumo fortalecido da China, principal comprador global da fibra. A expectativa do mercado é de aumento no volume importado de algodão pela China neste ano. O consumo em alta da fibra vem apertando o balanço global entre oferta e demanda, o que dá suporte para cotações acima de 110,00 centavos de dólar por libra-peso na Bolsa de Nova York, maior nível desde 2011.
As estimativas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) apontam para um balanço global cada vez mais apertado, com o consumo mundial projetado em recorde de 27 milhões de toneladas na safra 2021/2022, alta anual de 3%. E a oferta se mostra incapaz de acompanhar demanda pujante. A relação entre estoque e uso da pluma passará de 73% para mais de 108% no ciclo 2021/2022. Outros fatores monitorados pelos investidores internacionais neste início de ano serão as estimativas de área plantada do Hemisfério Norte, clima seco no Texas (EUA) e ritmo de exportações norte-americanas. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.