ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Jan/2022

Perspectivas são positivas para safra 2021/2022

As perspectivas para a safra brasileira de algodão 2021/2022, que está sendo plantada, são muito positivas. Há melhores condições de plantio que na temporada passada e aumento na área das lavouras. Em Mato Grosso, maior produtor, a área deve crescer 14,7%. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção brasileira deve crescer 14,8% na safra atual, para 2,708 milhões de toneladas.

O clima das próximas semanas deve ser monitorado, mas espera-se que o algodão seja semeado dentro da janela ideal à medida que a soja é colhida. A colheita da oleaginosa não está atrasada como no ano passado, o que abre espaço para semeadura da 2ª safra da pluma no Estado. Essa expansão de área foi motivada principalmente pelos preços atrativos da pluma ao produtor brasileiro, que tendem a continuar sustentados.

O Indicador Cepea/Esalq está próximo de R$ 7,00 por libra-peso, sustentado pela elevada paridade de exportação, Real desvalorizado, retomada do fluxo de demanda doméstica e cotações internacionais firmes. Esses preços elevados tendem a não limitar a demanda pela pluma, porque as fibras sintéticas (tradicionais substitutas do algodão) também estão em patamares firmes em virtude do avanço do petróleo. A indústria não encontra alternativa, apesar do repasse de preços ao varejo ser difícil e poder limitar o consumo. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.