24/Jun/2022
A negociação de algodão para entrega imediata está travada com participantes à espera de uma definição sobre como ficarão os preços futuros na Bolsa de Nova York após o vencimento do contrato julho. A diferença de preço entre o julho e o dezembro, atualmente o mais líquido, motiva o adiamento das negociações. O desempenho do mercado continuou refletindo preocupações com a demanda da China, em meio às medidas restritivas associadas ao surto de Covid-19 no país, e o enfraquecimento do petróleo, que melhora a competitividade de fibras sintéticas.
O contrato julho expira no dia 7 de julho. Não há indicações firmes de compra ou venda nos últimos dias no disponível. A Bolsa de Nova York teve queda e os preços internos estão começando a recuar. Na próxima semana será possível entender a direção dos contratos na Bolsa de Nova York. O Indicador Cepea Esalq com pagamento em 8 dias acumulada queda de 10,52% na parcial de junho. Para entrega de agosto a dezembro, tradings indicam internamente ao redor de R$ 6,80 por libra-peso em São Paulo, mas as indústrias desejam pagar abaixo de R$ 6,00 por libra-peso.
Quando os futuros começaram a ceder, os compradores se retraíram. Ainda assim, a condição de repasse do valor da matéria-prima para o fio está melhor. A margem ainda é baixa, mas indústria conseguiu retomar negociações. A queda do preço do algodão fez com que a fábricas se animassem. Do lado da oferta, há pouco algodão disponível da safra nova, com lotes de São Paulo, Goiás e Bahia chegando ao mercado, com qualidade dentro do esperado. Parte da fibra está sendo ofertada para levantar recursos para a colheita, mas o grosso do primeiro volume colhido deve ser destinado para cumprimento de contratos.
Com frio e chuva recentes em Mato Grosso, a chegada do algodão do Estado ao mercado deve atrasar 15 dias. Segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), a colheita de algodão da safra 2021/2022 começou em Mato Grosso. O Estado colheu na última semana 0,12% do total de 1,18 milhão de hectares de área plantada dessa temporada. Em relação às regiões do Estado, apenas a nordeste e sudeste iniciaram os trabalhos a campo, com 0,28% e 0,48% da área total já colhida, respectivamente. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.