ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Jun/2022

Preços globais do algodão passando por correção

O algodão enfrenta uma queda de preços semanal expressiva na Bolsa de Nova York, superando até mesmo as observadas em 2011 e no fim de 2008. No dia 24 de junho, o preço da pluma ficou abaixo da marca de 100,00 centavos de dólar por libra-peso pela primeira vez desde setembro de 2021. A baixa acentuada deve ser vista no contexto da correção geral dos mercados de commodities, que também não deixou o algodão ileso. O preço do algodão passou por muita oscilação no primeiro semestre de 2022.

Nos primeiros quatro meses do ano, os contratos subiram continuamente até atingir 156,00 centavos de dólar por libra-peso, seu nível mais alto em quase 11 anos. A alta vinha sendo impulsionada pelo preço visivelmente mais alto do petróleo que tornou as fibras sintéticas, que competem com o algodão, mais caras. Além disso, durante muito tempo houve uma demanda robusta da China, o mais importante consumidor da pluma dos Estados Unidos. No entanto, a situação mudou quando Xangai entrou em um lockdown que durou mais de dois meses e não foi suspenso até o início de junho.

Um fator que pesa particularmente a partir de agora é o temor de que a China compre muito menos algodão dos Estados Unidos no futuro, depois que uma lei norte-americana proibiu a importação de mercadorias da província chinesa de Xinjiang em virtude de alegações de que trabalho forçado é praticado lá, embora a China negue. A província em questão é também um importante produtor da pluma. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.