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18/Jul/2023

Abrapa e ApexBrasil renovam Programa Cotton Brazil

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) oficializaram a renovação do convênio para o programa Cotton Brazil, de promoção do algodão brasileiro no mercado internacional. O termo de comprometimento foi assinado durante o Dia do Algodão em Correntina (BA) no dia 15 de julho. Nesta próxima etapa, o investimento será de R$ 24 milhões para os próximos 24 meses, sendo R$ 10,5 milhões da Apex e R$ 13,5 milhões da Abrapa. A parceria se iniciou em dezembro de 2019. Na primeira fase, com duração de 18 meses, o aporte foi de R$ 5,9 milhões, sendo 48% da Apex e 52% da Abrapa.

Em seguida, o acordo foi estendido por mais 24 meses, com recursos de R$ 18 milhões, 49% da Apex e 51% da Abrapa. Nesses quatro anos de parceria, foram muitos os desafios enfrentados, mas as ações têm levado o algodão brasileiro a ser reconhecido no mercado internacional. Entre as conquistas do projeto até o momento estão a participação em eventos internacionais, missões de visita a compradores no exterior e recepção de industriais estrangeiros ao Brasil, parcerias com entidades chinesas, divulgação com foco em inovação, sustentabilidade e manejo biológico, além do avanço em indicadores de sustentabilidade da cotonicultura brasileira e certificação de agricultura regenerativa.

Nesta nova etapa, além da manutenção de todas as ações executadas até agora, serão tratadas importantes inovações para o escopo do projeto com foco na sustentabilidade, desenvolvimento regional, equidade de gênero e capacitação de pequenos produtores. Iniciaremos um novo plano de comunicação e aproximação com as grandes marcas globais, apresentando os pilares de qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade do algodão brasileiro. O programa vai promover o algodão brasileiro entre as grandes marcas de varejo no exterior. É preciso que essas marcas peçam para a indústria na Ásia que compre o algodão brasileiro. O algodão brasileiro tem rastreabilidade, o que é uma grande vantagem.

Recentemente, representantes da Zara visitaram Mato Grosso e Bahia para conhecer a produção local, e, no sentido oposto, a Abrapa foi a Amsterdam participar de evento da certificação Better Cotton em que apresentou a marcas como Adidas, Boss, Nike, C&A, Ikea e PVH os resultados do Brasil. O País produz 42% do algodão chancelado no mundo pela Better Cotton Initiative (BCI), que atesta a fibra produzida em padrões responsáveis. É importante esse relacionamento porque as marcas mostram suas metas de sustentabilidade na cadeia de fornecimento das empresas.

Conforme a Apex, fora o valor do convênio do Cotton Brazil, o País provavelmente terá de desembolsar uma soma grande em virtude da disputa desigual com os Estados Unidos, maior concorrente do algodão brasileiro. Os Estados Unidos estão fazendo um movimento político forte junto com as grandes confecções do mundo para reservar mercado, e vencer isso não é fácil. Há possibilidade de o governo anunciar ainda este ano a duplicação da rodovia que liga Barreiras a Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, uma demanda dos produtores locais. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.