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15/Aug/2023

E-commerce asiáticos investem em logística no País

O brasileiro nunca comprou tanto em sites estrangeiros como Shein, AliExpress, Wish, Shopee ou Amazon quanto nos últimos anos. Um levantamento do setor aduaneiro da Receita Federal sobre importações de itens para o Brasil apontou que a compra via e-commerce de cross border (compra e venda de produtos de diferentes países) cresceu 150% nos últimos cinco anos e chegou a mais de 176 milhões de volumes importados em 2022 entre itens tributáveis e isentos (como cartas e documentos). Isso significa ter de montar uma estrutura pesada de logística, com uma série de contratos com empresas ligadas ao transporte de cargas para que essas encomendas cruzem o oceano pacífico, trafeguem por mais de 16 mil quilômetros entre a China e o Brasil e cheguem, o mais rápido possível, até a casa dos consumidores brasileiros.

Em meio à guerra do frete rápido e para acomodar esses produtos vendidos e entregá-los aos consumidores brasileiros, as empresas do setor têm apostado em galpões gigantes como centros de distribuição, utilizado serviços de empresas de logística internacional e até ampliado a frota própria de aviões que fazem a rota entre Ásia e Brasil. No País, os produtos estrangeiros são divididos em dois tipos de remessa: expressa e postal. A primeira é a modalidade mais comum no caso de importações feitas por empresas, enquanto a segunda é a mais utilizada por pessoas físicas em compras de e-commerce de cross border, por ser um canal de baixo custo para essas importações. No País, 41 empresas estão habilitadas a operar os serviços de courrier (que faz coleta e entrega de produtos do exterior dentro do território nacional), como DHL, Fedex e Cainiao.

Ainda segundo o relatório aduaneiro da Receita Federal, para os mais de 176 milhões de volumes importados em 2022 no País, foram emitidas 3,4 milhões de declarações de importação de remessa (DIR), que juntas totalizam mais de R$ 245 milhões em itens enviados do exterior para o Brasil, representando um crescimento de 32% em comparação com 2021. Com o crescimento nas remessas postais, o governo federal arrecadou no ano R$ 639 milhões em impostos de importação e multas, subindo 24% quando comparado ao exercício do ano anterior. Marca de e-commerce do gigante chinês Alibaba, o AliExpress tem no Brasil uma das suas principais operações no mundo, o que fez com que a companhia ampliasse a sua malha logística no País. A empresa começou o ano de 2021 com cinco voos semanais e, em menos de um ano, em agosto de 2022, anunciou a ampliação para oito viagens semanais com transporte de mercadorias comercializados pelo site no País e enviados da China.

Sem uma frota própria, a Shein utiliza os serviços de empresas de transporte de cargas e tem investido nos galpões logísticos no País, principalmente após o anúncio de nacionalização da produção da marca, que até então era toda feita na China. Além da parceria com as fábricas da Coteminas, a Shein também se uniu à plataforma de entregas Pegaki para escoar a sua produção local. Conforme divulgado pela Shein, a companhia tem cinco centros de distribuição, com unidades em Guarulhos, Embu das Artes e Perus, em São Paulo, que somam aproximadamente 200 mil metros quadrados de área de armazenamento de produtos. A área é equivalente aproximadamente 18 campos de futebol. São armazenados tanto os itens produzidos no Brasil quanto os trazidos direto da China. Com 164 unidades já em operação, a expectativa da empresa é chegar à marca de 2 mil unidades fabris no País nos próximos anos.

No caso do e-commerce de Singapura Shopee, apesar da possibilidade de compras vindas de outros países, o foco do negócio são as transações feitas por vendedores locais (como são chamadas as lojas virtuais) que utilizam a sua plataforma. O marketplace tem 3 milhões de vendedores cadastrados, que representam 85% das transações. Os outros 15% vêm de fora. A entrega do material é feita por meio de parcerias com empresas logísticas. Para a Strong Business School (SBS), o relatório aduaneiro da Receita Federal evidencia os investimentos dos gigantes de e-commerce para expandir sua base de consumidores no País, algo iniciado anos atrás, mas que se intensificou durante a pandemia. O boom do e-commerce na pandemia está ligado à mudança de comportamento de consumo dos brasileiros. Mesmo que o segmento de remessas postais tenha apresentado um crescimento expressivo nos últimos anos, o balanço de operações em 2023 deve apresentar um declínio nos números por dois fatores.

O primeiro está ligado aos planos de nacionalização de produção e vendas da Shein, que antes importava integralmente os itens vendidos no Brasil. O segundo é a mudança nas regras para importação definida pelo governo federal. A mudança na normativa ainda é difícil de ser entendida pelos consumidores, o que deixa os usuários de e-commerce apreensivos se serão taxados no momento do desembaraço aduaneiro ou não. As pessoas ainda não entenderam direito como e quanto elas serão tributadas. Esse sistema não é fácil de entender. Batizado de Remessa Conforme, o programa terá adesão voluntária por parte das varejistas, que incluem, por exemplo, as asiáticas Shein, Shopee e Aliexpress. Os sites que aderirem às normas serão obrigados a cobrar os tributos de forma antecipada, no momento em que o produto for adquirido. Hoje, essa cobrança só ocorre quando a mercadoria chega ao País. Em troca, terão isenção do Imposto de Importação, que é federal e tem alíquota de 60%, nas compras até US$ 50,00 (cerca de R$ 240,00). Atualmente, essa isenção só é válida para o envio de remessas entre pessoas físicas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.