ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Oct/2023

Shein chega a 336 fornecedores parceiros no Brasil

A plataforma de e-commerce Shein chegou a 336 fornecedores parceiros, seguindo sua estratégia de fechar acordo com 2 mil fabricantes locais até 2026 para atender o mercado brasileiro. Em maio, em resposta às críticas de concorrentes nacionais à importação de produtos sem pagamento do Imposto de Importação e ao plano depois abandonado pelo governo de taxar as remessas internacionais de produtos abaixo de US$ 50,00, a empresa fundada em 2012 assumiu o compromisso de comercializar artigos feitos no Brasil. A operação prevê investimento de R$ 750 milhões. A meta envolve também gerar 100 mil empregos diretos e indiretos no País e ter 85% das vendas feitas no Brasil relacionadas a produtos de fabricação local.

Com essa estratégia, a empresa está transformando o Brasil em um dos seus três grandes centros de produção global, ao lado de China e Turquia. A empresa tem um objetivo ousado, de tornar o Brasil um hub de exportações. O País tem um parque têxtil bom. A Shein está em 150 países. As 336 fábricas parceiras estão localizadas em 12 Estados: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte. Até o momento, 213 dessas fábricas já operam no modelo de negócios da Shein, conhecido por trazer inovações no lançamento e pelos testes de aceitação de cada peça baseados em inteligência artificial. A Shein é uma empresa de tecnologia, que testa, comprova e alavanca a produção.

Começa com quantidades pequenas, de 50 a 200 peças, e se baseia em dados para produzir mais peças de cada modelo. Muitos fornecedores querem aprender a atuar de forma inovadora, pois “fazer mais do mesmo” não irá levá-los ao futuro. Segundo a estratégia da Shein, 100% dos fornecedores têm acesso a todos os dados da empresa, o que permite o acompanhamento das vendas de cada peça. Se uma peça é lançada, vende duas unidades no primeiro dia e salta para 50 no terceiro, a fabricante pode planejar um aumento da produção e sugerir para nós uma variação sobre o mesmo tema. Com base nesses dados, a empresa está lançando três novas coleções para o mercado local: plus size, fitness e underwear. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.