ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/May/2024

Austrália: compra da Namoi Cotton pela LDC preocupa

A Comissão Australiana de Defesa da Concorrência e do Consumidor (ACCC), agência antitruste da Austrália, demonstrou preocupação com a possível aquisição da empresa Namoi Cotton pela Louis Dreys Company (LDC). A ACCC afirmou que teme que o negócio possa diminuir substancialmente a concorrência na oferta de serviços de descaroçamento de algodão no norte da Austrália Ocidental e no Território do Norte, bem como de serviços de classificação de algodão. Além disso, a agência também avalia se a aquisição pode prejudicar a concorrência na comercialização da fibra e de sementes.

Se a aquisição avançar, a LDC estará envolvida na operação dos únicos dois descaroçadores de algodão no norte da Austrália Ocidental e no Território do Norte. Há preocupação com a possibilidade de a LDC conseguir reduzir a concorrência entre esses dois descaroçadores, o que pode resultar em preços mais altos ou níveis de serviço reduzidos. A agência ainda avalia se o negócio poderia prejudicar o acesso dos comerciantes concorrentes ao algodão em pluma e limitar o acesso ou aumentar os preços dos serviços de armazenamento para a exportação para fora do Porto de Brisbane. Em janeiro, a LDC informou que compraria a Namoi Cotton, empresa australiana do setor de algodão, avaliada em cerca de US$ 68,5 milhões.

A proposta indicava que a LDC adquiriria os 83% restantes de suas ações. Contudo, a Olam Agri Holdings entrou em uma disputa com a LDC, e nas últimas semanas as empresas têm superado a oferta uma da outra pela Namoi. No fim de abril, a Louis Dreyfus ofereceu 60,00 centavos de dólar australiano por ação, superando a proposta de 59,00 centavos de dólar australiano da Olam. Em maio, a LDC ampliou a proposta para 67,00 centavos de dólar australiano e a Olam, em seguida, propôs 70,00 centavos de dólar australiano. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.