ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Jan/2023

Preços do arroz em casca seguem firmes em janeiro

Os agentes do setor arrozeiro retomaram, de forma gradual, as atividades nos últimos dias, elevando a liquidez e favorecendo os firmes patamares dos preços no Rio Grande do Sul. Esse movimento resultou da ligeira maior demanda pelo cereal – com parte dos agentes optando por aquisições em regiões mais afastadas do destino – e dos recentes avanços do dólar, que têm estimulado as exportações.

Entretanto, o interesse de produtores por novas negociações esteve limitado, uma vez que esses agentes têm expectativas de valores maiores e seguem atentos à necessidade de compra por parte de engenhos. Por outro lado, casos isolados de maior oferta de orizicultores foram registrados, visto que determinadas empresas estipulam uma data limite para que o grão recebido em período de safra seja negociado antes da colheita da próxima temporada.

O Indicador Cepea/Esalq está cotado em R$ 91,72 por saco de 50 Kg, tipo 1, 58/10, posto indústria Rio Grande do Sul, à vista (Prazo de Pagamento descontado pela taxa CDI/CETIP), com ligeira queda de 0,1% no acumulado deste mês de janeiro/2023. O Indicador registra uma alta de 1,7% nos últimos 30 dias e de expressivos 47,8% nos últimos 12 meses (valores nominais). Na mesma data de janeiro/2022, o Indicador estava cotado a R$ 62,04 por saco de 50 Kg. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.