21/Out/2019
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), os brasileiros ficaram mais propensos às compras em outubro. Na terceira alta consecutiva, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresceu 0,2% este mês em relação a setembro, atingindo 93,3 pontos. Em relação a outubro de 2018, o indicador está em patamar 7,7% superior. Na passagem de setembro para outubro, os componentes com destaque positivo foram: o de Momento para Duráveis, com alta de 3,1%, e o de Perspectiva Profissional, com crescimento de 0,7%.
As avaliações quanto à Perspectiva de Consumo (-1,7%) e Emprego Atual (-0,4%) foram negativas. Apesar da terceira alta consecutiva, o indicador de outubro ainda está distante do maior patamar aferido em 2019 (fevereiro, com 98,5 pontos). Mesmo com a liberação dos recursos do FGTS e do PIS/Pasep e um cenário promissor, o crescente endividamento social e a lenta recuperação do mercado de trabalho podem fazer com que as intenções de compra sejam atenuadas. Apesar de ter apresentado a maior variação negativa do mês, a avaliação das famílias quanto à Perspectiva de Consumo melhorou na comparação com 2018 (11,8%).
Em outubro de 2019, 33,7% das famílias reconhecem que as perspectivas de compra são maiores, contra 27,1% no último ano. Além de Perspectiva de Consumo, outros dois itens se destacaram na comparação anual: Momento para Duráveis (13,6%) e Compra a Prazo (12%). Os dados mostram que as famílias têm hoje uma situação mais favorável do que há um ano. Elas se mostram previdentes quanto ao desejo de adquirir bens, embora as perspectivas para o comércio pareçam ser favoráveis neste fim de ano. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.