05/Jun/2020
Pesquisa feita pela Superdigital, fintech do Grupo Santander voltada à inclusão financeira aponta que as classes C e D aceleraram o processo de digitalização na quarentena e alteraram seus hábitos de consumo. Esses consumidores reduziram gastos em 12% no confinamento. Despesas com transportes, combustíveis e hotéis migraram para redes online e supermercados.
Para entender melhor o efeito pandemia no consumo das classes C e D, as compras foram divididas em três períodos: 30 dias antes da quarentena, um mês após e no segundo mês. Os dados mostram que, entre o 1º e o 2º período, esses clientes gastaram 33% menos em restaurantes, 37% menos com transporte, 28% menos com combustível e 74% menos com hospedagem. Em contrapartida, os gastos em estabelecimentos online cresceram 60%, enquanto nos supermercados aumentaram 40%.
Além de acelerar a curva de adoção de novos hábitos de consumo, o afastamento social introduziu o home office nas classes mais baixas, em funções como operadores de call centers, por exemplo. A digitalização veio a reboque e com força. Para consumir online e para receber rendas extras e os próprios benefícios dos governos, as pessoas tiveram de abrir contas digitais, visto como um dos legados da crise. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.