29/Jul/2020
Durante a pandemia, o grupo Carrefour mudou sua estratégia promocional nos hipermercados. Tradicionalmente, esse tipo de comércio trabalha com uma estratégia de ofertas mais agressivas de curta duração. Para isso, as empresas investem em comerciais de TV e outras divulgações para atrair os clientes. Durante esta crise, porém, a estratégia da rede francesa foi diminuir o número de ofertas e deixá-las ativas por mais tempo. Foram retirados os comerciais de TV e foi realizado reinvestimento em congelamento de preços da marca e preços de commodities, na mercearia. A mudança de estratégia parece ter dado certo. Segundo a empresa, os hipermercados da rede passaram de um market share de 6,5% para 18,9%.
Além do ganho de market share, os resultados de avanço de Ebitda no período também tiveram a ver com o crescimento de vendas. O crescimento de Ebitda veio de aumento de vendas e diminuição de custos fixos. O Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, ajustado às particularidades de receita de cada empresa) teve aumento de 27,5%, atingindo R$ 1,4 bilhão. O Atacadão teve, no segundo trimestre, o desafio de superar os números de 2019 sem a data de promoções da marca, o "Dia A". As ofertas de aniversário não foram feitas para evitar aglomerações nas lojas, em razão da pandemia de Covid-19. O braço de atacarejo do grupo Carrefour, porém, conseguiu superar esse contratempo com aumento de vendas e margem.
A pandemia chegou em um momento quem que o grupo tinha um estoque de qualidade, pronto para o aniversário da marca. Então, foi possível suprir a demanda dos clientes nesse período. O período de promoções costuma ter margens mais apertadas, mas que a venda a preço cheio não foi a única razão para o ganho de margem do grupo. O grupo se preparou para o pior cenário, foi feito economia, um movimento de conscientização, que foi muito importante. O lucro bruto do Atacadão teve um crescimento de 16,8% no trimestre, atingindo R$ 1,7 bilhão, com ganho de margem de 0,5%. Segundo a empresa, esse ganho foi puxado principalmente pela evolução do mix de produtos e pela redução de perdas. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.