ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Mar/2024

Supermercados: caem vendas da rede Dia no Brasil

A rede de supermercados espanhola Dia informou que as operações no Brasil registraram queda nas vendas líquidas de 18,2% em 2023, na comparação com o ano anterior. O Brasil sofreu deterioração nos resultados financeiros, afetados por um contexto de mercado de forte competitividade, que levou à necessidade de grandes investimentos em promoções. A empresa está analisando alternativas estratégicas com objetivo de tomar uma decisão em 2024.

As operações em Portugal e as lojas Clarel na Espanha estão em processo de desinvestimento, que serão finalizados em 2024. No Brasil, 2023 se encerrou com 18 lojas do Dia a menos do que 2022, em um total de 590. Deste número, 419 unidades são próprias e 171 são franquias. O Dia Brasil afirmou que o foco atual está nas operações diárias. No decorrer normal das atividades, são avaliadas continuamente diversas oportunidades estratégicas sem ter, até esta data, novidades a comunicar neste sentido.

A operação total da companhia teve vendas líquidas de 6,76 bilhões de euros no ano passado, queda anual de 7,2%. A gestão da companhia considera que concluiu seu plano de transformação (turnaround) nos negócios core, na Espanha e na Argentina. Em ambos, o resultado no ano foi de lucro líquido, de 122 milhões e 6 milhões de euros, respectivamente. O resultado geral, negativo em 30 milhões de euros, foi causado pelos 154 milhões de euros em prejuízo líquido no Brasil. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.