01/Apr/2024
De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o consumo dos lares brasileiros subiu 1,71% em fevereiro, na comparação com o mesmo período de 2023. Em relação ao mês imediatamente anterior, houve queda de 1,54%, o recuo é devido ao efeito calendário. O aumento de renda da população, com aumento real do salário-mínimo e queda do desemprego, tem contribuído para aumento constante do consumo. A constância para usuários do Bolsa Família tem permitido que eles possam se planejar cada vez mais. A projeção da entidade para o fim de 2024 é um avanço de 2,5% no consumo dos lares. Foram inauguradas 67 novas lojas de varejo alimentar entre janeiro e março. Foram 37 supermercados e 30 atacarejos, além de 15 reinaugurações após reformas.
O Indicador Abrasmercado, cesta dos 35 produtos de largo consumo nos supermercados monitorados pela Abras, teve alta de 0,79% em fevereiro ante janeiro. Foi uma desaceleração, visto que no primeiro mês do ano o avanço havia sido de 1,40%. O valor da cesta ficou em R$ 738,49 em fevereiro, uma variação negativa de 1,80 em relação ao mesmo mês de 2023. Em relação aos produtos, houve recuo entre as carnes. No acumulado de 12 meses, os cortes bovinos dianteiros, por exemplo, acumulam queda de 10,68% nos preços. Os ovos de galinha têm alta de 0,88% em um ano. De janeiro para fevereiro, o item teve aumento de 2,43%. Outros destaques de alta são: o preço da cebola, que encareceu 7,37% em um mês, a batata (+6,79%), o feijão (+5,07%), o arroz (3,69%) e o leite longa vida (+3,49%). Na análise regional, todas as regiões permaneceram em alta. A maior variação mensal foi na Região Nordeste, com alta de 0,98%. Em seguida, vem a Região Sudeste, que registrou avanço de 0,85%.
A Região Sul teve variação positiva de 0,41%; a Região Norte de 0,40%; e a Região Centro-oeste, de 0,09%. As vendas de produtos típicos da Páscoa mostraram aumento de volume. Na segunda semana que antecedeu a data, que neste ano contemplou o período entre 11 e 17 de março, os produtos sazonais cresceram 11% em volume na comparação anual. Nos supermercados, a colomba pascal registrou alta de 24% em volume de vendas ante 2022. Chocolates em geral cresceram 11% e ovos de Páscoa, 9,4%. Entre os itens típicos do almoço do feriado, o destaque foi o aumento de 29,5% no volume de vendas de bacalhau, ante o mesmo período de um ano antes. Peixes em geral mostraram avanço de 15,7%. Também cresceram as vendas de azeitonas (+16,4%), vinhos (+13,5%) e azeite (+5%). A Páscoa veio com bom desempenho quando comparada ao ano passado, que já foi muito bom. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.