ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Jun/2024

Juliana Geller não atuou em reunião de importação

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) afirmou que a esposa do ex-secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura Neri Geller (PP-MT), Juliana Vieira Geller, não acompanhou e nem atuou em nenhuma reunião da diretoria executiva sobre importação de arroz. Juliana Geller é assessora da presidência da empresa pública, tendo sido contratada em 11 de abril de 2023. Neri Geller foi exonerado do cargo de secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura no dia 12 de junho. A demissão de Geller ocorreu após vir a público sua ligação com um dos principais intermediários do certame público de compra de 263,6 mil toneladas de arroz importado, Robson Luiz de Almeida França, presidente da Bolsa de Mercadorias de Mato Grosso (BMT) e sócio proprietário da Foco Corretora.

Além de ex-assessor de Geller na Câmara dos Deputados, França é sócio em outra empresa do filho de Geller, Marcello Geller. O ex-secretário e ex-deputado federal nega qualquer favorecimento a França, que, segundo ele, foi seu assessor até 2020, ou envolvimento do filho no certame público. Juliana Geller é formada em Direito, mas não é assessora jurídica da companhia. Ela assessora as reuniões da diretoria executiva em relação à "interpretação e à aplicação do regimento interno". Ela ocupa um cargo de livre provimento, para o qual não há seleção pública. Quando da montagem da equipe são analisados diversos currículos, e ela foi escolhida. A remuneração de Juliana Geller é de R$ 15.220,00 por mês.

Sua formação em Direito é adequada para desempenhar as tarefas de assessoria da Diretoria Executiva. Nos termos do Regimento Interno da Diretoria Executiva, art. 26, incisos de VI a VII, suas tarefas se resumem a: secretariar as reuniões de Direx, elaborar as atas e coletar as assinaturas de todos os membros da Direx que dela participaram, consignando-se o comparecimento de eventuais convidados; publicar as atas da Direx no site da Conab, e, quando for o caso, providenciar o registro das atas na Junta Comercial; prover a reunião da Direx de todo o material e de equipamentos necessários ao desempenho das atividades. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.