ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Jul/2024

Grupo Carrefour testa novo formato para Atacadão

Embalado por um lucro líquido de R$ 330 milhões no segundo trimestre, o Grupo Carrefour revisou o plano de abertura de lojas para 2024 e agora prevê a abertura de mais unidades. A expansão passa por um novo formato nos pontos do Atacadão, que passou a incluir uma versão reduzida. O novo modelo tem área entre 1.500 m² a 3.000 m² e é fruto de conversões de supermercados, em centros urbanos. Três unidades compactas já foram inauguradas e a previsão é acrescentar mais cinco pontos no segundo semestre. É uma oportunidade para o Atacadão crescer mais rapidamente com essas lojas. São lojas menores (que o Atacadão convencional), mas não muito.

A primeira que foi inaugurada foi uma conversão na Região Nordeste. E foi um sucesso com muito mais vendas e uma rentabilidade maior. No total, o Carrefour praticamente dobrou a previsão de abertura de lojas Atacadão no Brasil neste ano. O Carrefour revisou o plano de abertura de lojas de 2024 para 20, ante 10 a 12 novas lojas Atacadão na previsão anterior. Todas são conversões de lojas do varejo, sendo 12 hipermercados Carrefour e 8 supermercados. O Carrefour teve lucro líquido de R$ 330 milhões no segundo trimestre de 2024, revertendo prejuízo de R$ 249 milhões no mesmo período de 2023. No conceito ajustado, o lucro foi de R$ 151 milhões, com alta de 412,5%.

A receita líquida das vendas das lojas, por sua vez, foi de R$ 28,047 bilhões, alta de 8,1%. De acordo com analistas do Itaú BBA, as vendas em mesmas lojas, que tiveram alta de 7,4% no trimestre, foram um dos destaques da companhia. O conceito considera apenas as unidades que estavam abertas um ano antes e continuavam funcionando no trimestre seguinte. O Carrefour divulgou resultados positivos para o segundo trimestre de 2024, com uma receita ligeiramente melhor do que o esperado (crescimento sólido de 7% nas vendas mesmas lojas na divisão de Cash & Carry foi um destaque) e margens praticamente em linha (a divisão de Varejo ficou abaixo da nossa previsão em 20 pontos-base). Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.