ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

13/Abr/2023

Conab colhe dados para 2º levantamento da safra

As pesquisas para o segundo Levantamento da Safra de Café 2023/2024, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vão até o dia 22 de abril. Os trabalhos tiveram início nesta semana com visitas presenciais em lavouras da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Nos demais Estados, a apuração ocorre de forma remota, a partir da coleta de informações com produtores, cooperativas, escritórios que prestam serviços de assessoria técnica, revendas de insumos, entre outros.

O resultado da pesquisa está programado para ser divulgado no dia 18 de maio. Durante o trabalho de campo, os técnicos da estatal poderão acompanhar o início da colheita da atual safra do grão. A expectativa, apontada no primeiro levantamento do produto realizado pela Conab ainda em janeiro, é que pouco mais de 4% do café nacional deve ser colhido até o fim de abril. As visitas incluem as propriedades rurais, cooperativas e outras entidades parceiras.

Serão levantadas informações a respeito da produção total de café, bem como os seus reflexos para o mercado, considerando as variáveis climáticas, do manejo, da bienalidade da cultura, das condições de crédito rural e das perspectivas de mercado. A primeira estimativa para a safra de café em 2023 da Conab, divulgada em 19 de janeiro, estimou a produção de 54,94 milhões de sacas de 60 Kg de café beneficiado. A previsão inicial sinaliza uma produção 7,9% superior à colhida em 2022, que fechou em 50,9 milhões de sacas de 60 Kg. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.