ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/May/2024

Governo destaca programa de combate às fraudes

Segundo o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov) do Ministério da Agricultura e Pecuária, durante o 1º Seminário do Café, da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), realizado no dia 14 de maio em São Paulo, o combate às fraudes é um dos objetivos Ministério da Agricultura e Pecuária no segmento de café torrado e moído. Em 2023, foram coletadas 62 amostras para o programa Plano Nacional de Combate à Fraude (PN Fraude), das quais 43 (69,4%) não estavam em conformidade com as normas vigentes.

Em 2024, entre janeiro e abril, foram coletadas 210 amostras. Dessas, 157 estavam de acordo com os padrões legais estabelecidos. Há dois anos, o setor estava discutindo a Portaria 570. Hoje, o PN Fraude, está em andamento e amadurecendo. Há impacto desde o produtor, passando pela indústria e chegando na ponta, nos supermercados. Unir instituições como a Abic, a Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e o setor público é extremamente relevante para o desenvolvimento do setor.

O Rabobank reforçou que a safra brasileira 2024/2205 está projetada em 69,8 milhões de sacas de 60 Kg, 5,7% maior em relação ao ciclo anterior, porém, abaixo do potencial. O conilon brasileiro está em alta e potencializado pelos incidentes no Mar Vermelho. O cenário é favorável ao produtor, com preços de cafés elevados e custos menores. Durante o evento, foi apresentada, ainda, a proposta do próximo Encontro Nacional do Café (Encafé). A 30ª edição será realizada entre os dias 23 e 25 de abril de 2025, no Royal Palm Hall, em Campinas (SP). Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.