ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/May/2024

Estimativa para safra brasileira de café 2024/2025

O Itaú BBA manteve a estimativa de safra brasileira de café 2024/2025, em fase inicial de colheita, em 69,4 milhões de sacas de 60 Kg. A safra do Vietnã, segundo maior produtor mundial atrás do Brasil, está projetada em 27 milhões de sacas de 60 Kg de café, mas ainda totalmente indefinida. Entretanto, a título de exercício, num cenário alternativo, caso o cenário no Vietnã caminhe mal e a produção contraia 10%, o superávit entre a produção e o consumo mundial, previsto no cenário base na ordem de 4,6 milhões de sacas de 60 Kg, praticamente desaparece.

A Bolsa de Londres, referência internacional do robusta, apresentou escalada de preço até o fim de abril, apoiada na seca e no calor forte no Vietnã, aumentando a incerteza para a safra 2024/2025 do país, a ser colhida no fim do ano e que estava em fase de floração. Porém, tão logo as chuvas começaram a retornar, o mercado virou, devolvendo parte dos ganhos. O cenário continua positivo para os preços do café, com o Brasil apenas começando a colheita, sem grandes lotes de café novo no curto prazo, e os preços em níveis remuneradores e com a demanda externa sólida.

O momento para o produtor ainda é de aproveitar o mercado, garantir os insumos com as relações de troca favoráveis e proteger as margens, tendo em vista a boa rentabilidade nos atuais níveis de preços. Para as tradings, o mercado está mais desafiador com a curva invertida do robusta e agora a do arábica de volta ao mesmo formato, dificultando a originação seguida do carrego do estoque. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.