29/May/2024
Os preços dos cafés arábica e robusta estão em busca de equilíbrio. Depois de terem recuado com força nas primeiras semanas de maio, os valores de ambas as variedades passaram a reagir a partir de meados deste mês. No caso do arábica, o Indicador CEPEA/ESALQ do tipo 6, bebida dura para melhor, posto em São Paulo, chegou a acumular queda acima de 10% na parcial do mês, mas, agora, praticamente recuperou as perdas, e, está cotado a R$ 1.231,03 por saca de 60 Kg, limitando a baixa mensal para 1,35%.
Nos últimos sete dias, especificamente, o avanço é de fortes 5,5%. Na Bolsa de Nova York, o contrato Julho/2024 do café arábica está cotado a 218,25 centavos de dólar por libra-peso, aumento de 4,3% nos últimos sete dias. Na segunda-feira (27/05), devido ao feriado de Memorial Day nos Estados Unidos, a Bolsa de Nova York não operou. Quanto aos negócios, o volume de vendas envolvendo o café tem sido muito baixo neste encerramento de maio.
Os produtores se concentram nos trabalhos de campo e nos preparativos nos demais talhões que ainda não estão no ponto de colheita. Além disso, os produtores de arábica já começam a separar os lotes de cafés melhores para o cumprimento de contratos a termo fixados para entrega no segundo semestre, fato que pode reduzir as negociações no curto prazo, mesmo com as cotações em alta. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.