ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Jul/2024

Safra 2024/2025: peneira reduzida é preocupação

Com a colheita do café arábica chegando à fase final, a maior dificuldade dos produtores tem sido padronizar os lotes, devido ao principal gargalo na temporada 2024/2025 da variedade: a peneira reduzida. Agentes apontam que este fator deve impactar no volume final colhido pelo Brasil na safra 2024/2025. Desde o começo da temporada, o relato de grãos miúdos de arábica foi a principal queixa de produtores. Com o andamento da colheita, esperava-se que o tamanho dos grãos melhorasse de forma significativa, o que não vem ocorrendo.

Vale destacar que o clima no cinturão cafeeiro nacional de arábica se mostrava desafiador desde a florada e a formação dos chumbinhos, com ondas de calor na Região Centro-Sul brasileira, mesmo com o melhor volume de chuvas e as temperaturas não tão altas durante a fase de enchimento de grãos. Para o robusta, também há relatos de menor percentual de grãos com peneiras maiores, o que deve comprometer o fechamento final da safra em termos de volume, além de atrapalhar a formação dos lotes já contratados.

Contudo, para o robusta, há tradicionalmente um percentual menor de contratos firmados de forma antecipada, o que pode não gerar tantos problemas a estes cafeicultores para cumprirem seus compromissos. Além disso, os produtores desta variedade têm conseguido negociar apenas quando precisam fazer caixa, como para o pagamento da mão de obra dessa fase final de colheita. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.