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18/Oct/2024

Nestlé: resultados das vendas na parcial de 2024

A Nestlé informou nesta quinta-feira (17/10) que as vendas da companhia nos primeiros nove meses de 2024 atingiram 67,1 bilhões de francos suíços (cerca de US$ 77,59 bilhões), recuo de 2,4% na comparação com igual período do ano passado (68,8 bilhões de francos suíços). De janeiro a setembro deste ano, o crescimento orgânico da companhia foi de 2%, enquanto o crescimento real interno (RIG) subiu em 0,5%. Na Bolsa da Suíça, as ações da Nestlé revertem as perdas iniciais e operam em alta de 2,62%, por volta das 7h45 (de Brasília). A companhia afirmou que o avanço do crescimento real interno foi prejudicado pela demanda enfraquecida e pela hesitação do consumidor em relação às marcas globais, ligada à tensão geopolítica. Além disso, os preços foram ampliados em 1,6% no período, em comparação com mais de 10% nos meses finais de 2022, durante o pico da crise de inflação mundial.

“Entregamos crescimento orgânico nas vendas, impulsionado pelo crescimento interno real positivo. A demanda do consumidor enfraqueceu nos últimos meses, e esperamos que o ambiente de demanda permaneça fraco, disse em nota Laurent Freixe, CEO da Nestlé desde agosto. Por região, a América do Norte somou 18,5 bilhões de francos suíços em vendas de janeiro a setembro, 2,6% abaixo de igual período em 2023, com maior participação de mercado em alimentos para pets e café, mas perdas em pizza congelada e cremes para café, disse a Nestlé. Na Europa, as vendas recuaram 1,8% no período, somando 13,9 bilhões de francos suíços neste ano. Ásia, Oceania e África, juntas, tiveram 12,5 bilhões de francos suíços em vendas, recuo de 5,2% na comparação anual. Na China, as vendas da companhia ficaram estáveis, em 3,6 bilhões de francos suíços, enquanto na América Latina caíram 2,3%, para 8,9 bilhões de francos suíços, apesar das fortes vendas no Brasil e no México.

De acordo com a empresa suíça, o café foi o produto que mais contribuiu para o crescimento orgânico da Nestlé nos nove meses, com crescimento de um dígito médio, apoiado pelas três marcas Nescafé, Starbucks e Nespresso. Em seguida, o segmento Purina PetCare aparece com crescimento baixo de um dígito, assim como a Nestlé Health Science. Além disso, as vendas de confeitos, lideradas pela marca Kit Kat, e do segmento de água subiram a um dígito médio, cada. Já as vendas de Nutrição Infantil avançaram em ritmo de um dígito baixo, enquanto os setores de Lácteos e Culinário recuaram. Diante do resultado, a Nestlé alterou suas projeções para o acumulado do ano fiscal de 2024. A companhia espera agora um crescimento orgânico de vendas em torno de 2%, abaixo das metas anteriores de pelo menos 3% e, antes disso, 4%.

Já a margem de lucro operacional subjacente deve ficar em torno de 17% e o crescimento do lucro por ação subjacente em moeda constante é esperado para se manter amplamente estável, disse a empresa. Em comunicado separado, a Nestlé anunciou que vai fundir suas operações da América do Norte e da América Latina para criar a Zone Americas a partir de 2025. O chefe da América do Norte, Steve Presley, liderará a equipe unificada, informou a empresa. Já a região da Grande China será integrada à região Ásia, Oceania e África. Além disso, o segmento de café, excluindo a fabricante de cápsulas Nespresso, será incorporado à unidade de negócios estratégicos. “Isso é fundamental à medida que focamos mais nos consumidores e clientes e restauramos investimentos em nossas marcas e em inovação para ampliar nossa participação de mercado e acelerar nosso desempenho”, destacou Freixe. Fonte: Broadcast Agro.