ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Feb/2025

Espírito Santo eleva exportação para UE em 2024

Segundo a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo, o Estado exportou 150% mais café para a União Europeia em 2024, saindo de 1,6 milhão de sacas de 60 Kg em 2023 para 4,1 milhões de sacas de 60 Kg em 2024. Os números consideram café cru em grãos, café solúvel e torrado e moído. Foi o maior volume exportado para o bloco europeu na série histórica. O faturamento alcançou US$ 852,6 milhões, valor 227% maior em relação aos US$ 260,1 milhões de 2023. Cerca de 3,95 milhões de sacas de 60 Kg deste volume consistem em café cru em grãos e 107,7 mil sacas de 60 Kg em café solúvel. A União Europeia adquiriu, em 2023, 26,2% do total de café exportado pelo Espírito Santo e, no ano passado, este percentual saltou para 40,3%.

O desempenho deve-se a fatores internos e externos. Internamente, destacam-se os investimentos em tecnologia e a capacidade dos produtores, que elevaram a qualidade do café, especialmente o conilon. Externamente, a quebra de safra no Vietnã, conflitos internacionais e a demanda por café sustentável impulsionaram a expansão. A quebra de safra por causa de problemas climáticos em países produtores de conilon, como o Vietnã, e atrasos nas exportações reduziram os estoques europeus da commodity. Além disso, o receio das novas exigências regulatórias da União Europeia impulsionou uma antecipação de compras, consolidando o café brasileiro como uma escolha estratégica para os importadores.

O Centro de Comércio de Café de Vitória (CCCV) avaliou que o café robusta brasileiro ganhou competitividade. Foi ampliada a oferta de cafés certificados e houve uma certa antecipação de compras, pelo advento da implementação da lei antidesmatamento da União Europeia, que seria em dezembro de 2024 e acabou não acontecendo. A implementação do regulamento europeu provocou incertezas no mercado, levando importadores a buscarem fornecedores que atendessem às novas exigências ambientais. Desta forma, países como Bélgica, Alemanha, Itália e Espanha ampliaram significativamente suas importações de café do Espírito Santo em 2024, sendo os principais destinos dos cafés do Estado no último ano. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.