ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Apr/2025

Setor dos EUA pede isenção na importação de café

A Associação Nacional do Café dos Estados Unidos (NCA) divulgou nesta quinta-feira (03/04) nota em que manifesta preocupação com o impacto das novas tarifas anunciadas pelo presidente Donald Trump sobre as importações de café e pede que o produto seja isento das medidas. A entidade afirma estar engajada em articulações com o governo norte-americano e o Congresso para tentar reverter a decisão. A entidade acrescenta que já havia solicitado formalmente ao Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR) a exclusão do café da lista de produtos sujeitos às novas taxas.

A medida faz parte do pacote anunciado por Trump nesta semana, que estabelece tarifa de 10% sobre todas as importações a partir de 5 de abril e tarifas recíprocas para países com 'relações comerciais injustas', segundo o governo norte-americano. O Brasil está entre os países afetados pela alíquota de 10%, ao lado de outros grandes exportadores de café como Colômbia, Honduras, Guatemala, Peru, Etiópia e Costa Rica. Vietnã e Indonésia foram atingidos por tarifas ainda maiores, de 46% e 32%, respectivamente. As tarifas devem incidir sobre produtos embarcados após 5 de abril (tarifa geral) e 9 de abril (tarifas recíprocas).

Produtos em trânsito antes dessas datas devem ser isentos da sobretaxa, segundo o texto da ordem executiva. A NCA destaca a importância do café para a economia dos Estados Unidos e argumenta que o aumento nos custos de importação pode prejudicar tanto consumidores quanto empresas do setor. A entidade não divulgou estimativas de impacto financeiro ou repasse de preços no varejo. Os Estados Unidos importaram 8,131 milhões de sacas de 60 Kg de café do Brasil no ano passado, o que corresponde a 16,1% do total exportado, de acordo com dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.