25/Apr/2025
A Nestlé reportou que as vendas avançaram 2,3% no primeiro trimestre de 2025, a 22,601 bilhões de francos suíços (US$ 27,20 bilhões) ante 22,092 bilhões de francos suíços em igual período do ano passado. De acordo com a companhia, o crescimento orgânico das vendas foi de 2,8%, com 0,7% de crescimento interno real (RIG), métrica da Nestlé para volume de vendas, e reajuste de preços de 2,1%. Analistas previam vendas de 22,50 bilhões de francos suíços, com crescimento orgânico de vendas de 2,5%, além de 1,8% de contribuição de preços e volume 0,8% maior. Em relatório, a Nestlé explicou que o crescimento orgânico de 2,8% ocorreu em um período de confiança do consumidor fragilizada. Ainda, a contribuição de 2,1% de reajustes de preços teve influência das ações adotadas de precificação para enfrentar a inflação dos custos de insumos nas categorias relacionadas a café e cacau. Apesar do nível significativo desses aumentos em muitos mercados, as medidas foram implementadas com impacto limitado para os clientes.
Já o RIG de 0,7% refletiu a demanda fraca dos consumidores e o efeito de curto prazo da adaptação aos aumentos de preços. Por categoria, Confeitaria e Café foram os maiores contribuintes para o crescimento orgânico, com impulso dos preços. Por região, todas contribuíram para o crescimento orgânico positivo. Nos mercados desenvolvidos, o crescimento orgânico foi de 1,6%, impulsionado por um RIG de 1,4%, juntamente com precificação positiva. Nos mercados emergentes, o crescimento orgânico foi de 4,5%, impulsionado por reajustes de preços de 4,8%, com RIG ligeiramente negativo. Por canal, o crescimento orgânico das vendas no varejo foi de 2,5%. O crescimento orgânico dos canais fora de casa foi de 6,6%. Já as vendas por e-commerce cresceram organicamente 15,1%, representando 20,1% do total das vendas do grupo. Em uma base reportada, a receita de vendas da Zona das Américas, que inclui América do Norte e América Latina, ficou estável no primeiro trimestre do ano em relação a igual período do ano anterior, com 8,6 bilhões de francos suíços.
Considerando o crescimento orgânico, houve ganho de 1,9%. Segundo a Nestlé, o desempenho foi sólido em um ambiente macroeconômico desafiador, com a confiança do consumidor fragilizada. Por país, o crescimento foi liderado pelo Brasil, com fraquezas observadas no México e no Canadá. Além disso, a categoria de Confeitaria foi a que mais contribuiu no trimestre, com altas também em Bebidas, Nestlé Professional, PetCare e Lácteos, mas perdas em Nutrição infantil e Alimentos congelados. Na Zona Europa, as vendas reportadas subiram 2,5%, com 2,4% de crescimento orgânico, alcançando 4,4 bilhões de francos suíços. Com exceção do segmento de Alimentos, que teve queda nas vendas, as demais categorias cresceram. Já na Zona Ásia, Oceania e África, as vendas reportadas aumentaram 3,6%, ou 3,1% de crescimento orgânico, a 5,5 bilhões de francos suíços. Além disso, o segmento Nestlé Health Science contribuiu com 1,593 bilhão de francos suíços em vendas nos três primeiros meses do ano, alta reportada de 5,4% e crescimento orgânico de 4,2%, com RIG de 4,8% e preços de -0,7%.
A Nespresso teve alta reportada de 6,1%, a 1,595 bilhão de francos suíços, sendo o crescimento orgânico de 5,7%, com RIG de 2,6% e preços de 3,2%. O segmento de Águas e bebidas premium, por sua vez, teve vendas de 809 milhões de francos suíços, ganho de 3,9%, com crescimento orgânico de 3,6%, RIG de 1,6% e preços de 2%. Para 2025, a Nestlé reiterou seu guidance, com expectativa de melhora no crescimento orgânico das vendas em relação ao ano anterior. A margem UTOP (lucro operacional subjacente) deverá ficar em ou acima de 16%, mesmo com investimentos contínuos para crescimento. Além disso, a companhia afirmou que deve gerar 700 milhões de francos suíços em economias no ano. "Nossa projeção para 2025 permanece inalterada, com base em nossa avaliação do impacto direto das tarifas atuais e nossa capacidade de adaptação", disse o CEO da Nestlé, Laurent Freixe. Fonte: Broadcast Agro.