ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/May/2025

Arábica: Brasil inicia colheita da safra 2025/2026

Alguns talhões do café arábica da nova safra 2025/2026 já têm sido colhidos em importantes regiões produtoras da variedade. As atividades devem ganhar ritmo a partir da semana que vem. Por enquanto, o volume colhido é pouco expressivo, somando apenas de 1 a 2% do total, a depender das regiões. Estima-se que a colheita desta temporada (arábica + robusta) fique apenas 2,7% acima da safra, somando 55,67 milhões de sacas de 60 Kg, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Vale lembrar que, em abril, o clima mais úmido voltou a favorecer o desenvolvimento na reta final da safra, mas o tempo quente e seco entre fevereiro e março ainda deve trazer impactos negativos sobre a produção.

A quantidade de grãos “chochos” deve crescer, o que tende a limitar a produtividade. A Conab indica que o crescimento na colheita em 2025/2026 foi puxado pela produção de robusta, tendo em vista que o arábica está em ano de bienalidade baixa. A produção de robusta deve superar as 18,7 milhões de sacas de 60 Kg apontadas pela Conab, podendo ficar próxima das 20 milhões de sacas de 60 Kg. No caso do arábica, é unânime entre agentes de que a safra será menor que em 2024/2025. A Conab aponta colheita de 36,98 milhões de sacas de 60 Kg da variedade em 2025/2026. Agora, os produtores estão atentos ao clima, que deve influenciar as atividades de campo.

Um tempo mais frio e úmido pode postergar a maturação e, consequentemente, a intensificação da colheita. No começo desta semana, uma frente fria está agindo sobre a Região Sudeste, com a possibilidade de chuvas em alguns municípios de São Paulo e de Minas Gerais. Neste começo de maio (de 5 a 12), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) relatou que, na praça produtora de arábica de Machado, no Sul de Minas Gerais, choveu 6 milímetros. Em Franca, na Mogiana Paulista, praticamente não choveu. Na região de robusta de Linhares (ES), dados do Inmet mostram que foram registrados 63 mm no mesmo período. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.