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26/May/2025

Nestlé investindo para expandir negócios no Brasil

A Nestlé anunciou na quinta-feira (22/05) um aporte de R$ 500 milhões para aumentar a fábrica de cápsulas de café em Montes Claros (MG) e para expandir os negócios de máquinas corporativas e consumo dosado da bebida fora de casa. No caso da fábrica, parte do valor será usado para expandir a capacidade de produção das cápsulas por meio de aumento de infraestrutura e maquinário. Hoje, a unidade produz 1 bilhão de cápsulas por ano e é a única do segmento na América Latina. Parte da produção é exportada para países vizinhos. Outra parte do montante irá para o segmento de máquinas corporativas e de cafés dosados, que inclui campanhas de promoção de café solúvel. O investimento em máquinas profissionais inclui contratação de baristas, assistência para manutenção e tecnologia.

O objetivo da Nestlé é chegar a um total de comercialização de 30 mil equipamentos no Brasil este ano. O aporte está alinhado com a expansão da categoria de cápsulas em dois dígitos e do crescimento do consumo de doses individuais, que hoje representa cerca de 20% do negócio de café da empresa. Esse valor se soma ao anúncio de R$ 1 bilhão, feito no final do ano passado para a ampliação da fábrica de café solúvel da marca Nescafé, em Araras (SP). O solúvel é uma das categorias com crescimento de consumo no Brasil, e na qual a empresa quer se manter líder de mercado. Por entender que é um tipo de bebida mais barata, e produzida com conilon, a previsão é de aumento de consumo, mesmo com reajustes pontuais de preço, que no café solúvel ficam menos expressivos e pesados ao bolso do consumidor no Brasil.

Para a Nestlé, a soma de R$ 1,5 bilhão representa um aporte dedicado exclusivamente ao consumo fora do lar, com máquinas de café expresso e de misturas, caso da marca Dolce Gusto. A multinacional está direcionando suas estratégias de negócios no Brasil nesse ramo. Os recursos já estão sendo aplicados nos projetos, que vão até 2028. Para além dos investimentos anunciados recentemente, a Nestlé não descarta injetar mais recursos no Brasil até finalizar esse triênio, que é a validade do plano de injeção de capital. O mercado de café viveu uma "jornada inédita" de aumento de preço nos últimos 12 meses, mas o pico já passou. A empresa está otimista em relação às cotações daqui para frente, que devem cair um pouco, ao passo que o consumo no Brasil segue resistente aos reajustes.

A queda acentuada no consumo ao longo dos últimos quatro meses, de 5,13%, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), era esperada, em função da forte alta de preços do produto. Porém, o investimento em inovação e novidades de apresentação da bebida vão garantindo a retomada da demanda pelo brasileiro dentro e fora de casa. A Nestlé investe em formatos menos custosos ao consumidor, mas sem fazer que ele sacrifique a qualidade de café. Por isso, a aposta da Nestlé nas categorias solúvel e cápsulas. Apesar do consumo de cápsulas ter caído em abril, a previsão é de um cenário positivo para o próximo ano. A ‘fotografia’ do mês passado não reflete um histórico recente do Brasil e da América Latina de consumir mais cafés encapsulados. Fonte: Globo Rural. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.