31/Jul/2020
Diante do pleito dos Estados Unidos para que o Brasil zere as tarifas de importação do etanol norte-americano, integrantes do governo brasileiro avaliaram o pedido como "sem cabimento". O tema é tratado pelo governo como "impossível". O governo deve defender o interesse dos brasileiros, e não atender a um pleito que beneficia outro país, pensando em eleições de outra nação.
O assunto foi abordado na quarta-feira (29/07) durante reunião entre os ministros Paulo Guedes (Economia), Tereza Cristina (Agricultura), Bento Albuquerque (Minas e Energia), Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores). Preocupado com as eleições presidenciais dos Estados Unidos, o embaixador norte-americano no Brasil procurou integrantes do governo brasileiro para pedir que as tarifas de importação do etanol americano sejam reduzidas a zero.
Atualmente, há isenção para até 750 milhões de litros por ano, mas a partir daí a tarifa é de 20%. Entre os argumentos usados pelo embaixador está a importância para o governo Bolsonaro da manutenção na presidência dos Estados Unidos de Donald Trump. Não há informações de que ele tenha apresentado algum tipo de contrapartida. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.