ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Apr/2024

Açúcar: previsão é de déficit global em 2024/2025

O Citi prevê que o ano-safra 2024/2025 será de déficit na oferta global de açúcar, de 4,5 milhões de toneladas, com produção de 175,2 milhões de toneladas e consumo de 179,7 milhões de toneladas. Além disso, falta precificação adequada dos riscos de safra menor no Centro-Sul do Brasil na temporada 2024/2025. O baixo volume de chuvas nos meses que antecederam a nova safra afetam negativamente o rendimento da colheita, e as previsões indicam nível de precipitação abaixo do normal nos próximos meses. Além disso, há possíveis gargalos logísticos devido a interrupções nos embarques e à competição de outros produtos.

A estimativa é de 39,6 milhões de toneladas de açúcar no próximo ano-safra, contra os 42,4 milhões de toneladas da temporada 2023/2024. O preço do açúcar deverá se manter em média entre 22,00 e 25,00 centavos de dólar por libra-peso. Além disso, foi reiterada a recomendação de compra caso o valor recue a 20,00 centavos de dólar por libra-peso, dada a perspectiva de preços mais altos a longo prazo devido aos anos consecutivos de déficit e ao crescimento da demanda.

Destaque também para a possível ausência das exportações de açúcar da Índia no mercado pelo resto deste ano-safra (com encerramento em outubro), o que manteria o mercado global excessivamente dependente do Brasil. Qualquer interrupção na produção ou na logística de açúcar do Centro-Sul do Brasil poderia levar a um aumento nos preços. Quanto ao etanol, a tendência positiva com aumento da demanda, com estoques diminuindo e preços subindo devido à recuperação na demanda por etanol hidratado. A expectativa é de que essa tendência continue nos próximos meses. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.