30/Aug/2024
A Vibra pretende investir mais R$ 300 milhões nos próximos anos para melhorar a infraestrutura logística de distribuição de combustíveis nos Estados do agronegócio a fim de expandir participação de mercado. A empresa já investiu R$ 150 milhões na infraestrutura do agro e planeja investir mais cerca de R$ 300 milhões nos próximos anos, para construir uma infraestrutura mais apropriada para atender o segmento. Destaque para o lançamento de produtos especialmente voltados para o agronegócio como o diesel Agritop e o lubrificante Unitractor, entre outras valias voltados a máquinas e equipamentos que ficam parados em uma parte do ano.
Essa expansão voltada ao agro vem com mais volume e maior margem de lucro. A Vibra tem apenas 22% de share nos seis Estados do agronegócio, contra 30% na “média Brasil”. Existe de fato uma oportunidade para avançar no agro. Além disso, a Vibra não quer a transição energética por si só, mas sim buscar retorno financeiro nos negócios dessa transição, principalmente com renováveis. Esse é um item fundamental da estratégia. A tarefa é encontrar bons projetos de transição energética que virão com retorno. Renováveis aparecem como uma das cinco "avenidas de crescimento" da Vibra, que também envolvem a ampliação na liderança em postos de abastecimento, ampliação do negócio B2B, expansão da capacidade logística de granéis de combustíveis e ampliação do negócio de lubrificantes dentro do Brasil e na América Latina.
A Vibra já é líder em postos, mas quer avançar mais. Também quer ampliar a oferta e o portfólio de produtos no B2B, chegar a mais clientes. A empresa quer avançar em logística, e essa pode ser uma expansão orgânica ou inorgânica. A Vibra quer se tornar o maior player de logística de granéis de combustíveis do Brasil. A quer ser a maior plataforma multienergia do País e a compra da Comerc, fechada na semana passada, foi passo importante nessa direção. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.