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12/Nov/2024

Carro Elétrico: seguro em “experimentação” no Brasil

Segundo a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), as seguradoras estão numa fase de experimentação sobre a oferta de produtos para os proprietários de veículos elétricos. Os carros elétricos e híbridos têm características diferentes. Num acidente, podem ser danificadas peças que são muito caras. A manutenção e a reparação desses veículos acabam sendo mais caras que as dos tradicionais. Essa diferença tem exigido um certo esforço das seguradoras para entender como que essa frota se comporta do ponto de vista de seguro. Atualmente, as empresas estão testando esse mercado e mantendo os preços iguais. As empresas ainda não estão olhando para o mercado de carro elétrico como um negócio propriamente. O setor está numa fase de experimentação no Brasil.

Em outros países, o seguro de um carro híbrido chega a ser 20% a 30% mais caro que o de um a combustão. O encarecimento da reparação de um carro elétrico no Brasil também se justifica no fato de haver pouca oferta de peça de reposição, uma rede ainda em crescimento de oficinas de manutenção. Ou seja, num acidente, o custo de um reparo pode ficar tão ou mais caro do que o valor do carro em si, caracterizando uma ‘perda total’ do bem. A expectativa é que haja um crescimento da frota de elétricos no Brasil, diluindo os custos. Com uma frota maior, vai haver uma rede de manutenção maior, mais fabricantes de peças locais, reduzindo todo o custo. A projeção considerada pela CNseg é de que 50% da frota de automóveis seja elétrica até 2050. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.