ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Jun/2025

Etanol: preço segue pressionado no mercado spot

Em São Paulo, o preço do etanol hidratado segue em queda no mercado spot. Trata-se do quinto período consecutivo de baixa. O movimento de recuo no valor do biocombustível, no entanto, está mais fraco. Muitos vendedores estão mais firmes nos valores pedidos, sobretudo os de usinas de regiões mais próximas à Paulínia (SP). Além disso, chuvas em regiões produtoras dificultaram as atividades agrícolas e, consequentemente, a moagem nas indústrias, contexto que reduz o volume disponível no spot.

Neste ponto, ressalta-se que, em Mato Grosso do Sul, desde o início da moagem até meados de junho, as usinas ficaram, em média, 25,4 dias de produção paradas em função de chuvas e/ou de alguma parada programada. Do lado da demanda, os compradores buscam preços mais acessíveis no Centro-Sul, conseguindo melhores oportunidades em Goiás, em Mato Grosso do Sul e em algumas regiões de São Paulo mais distantes das principais bases de descarga.

A valorização do petróleo no mercado internacional na semana passada e o aquecimento da demanda, diante da proximidade do feriado desta semana, também dão certa sustentação aos preços do etanol no spot em São Paulo. O Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado está cotado a R$ 2,5404 por litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), leve queda de 0,35% nos últimos sete dias.

O Indicador CEPEA/ESALQ do etanol anidro está cotado a R$ 2,9021 por litro, valor líquido de impostos (sem PIS/Cofins), redução de 1,45% no mesmo comparativo. Em São Paulo, nos últimos sete dias, em termos de preços relativos no elo produtor da cadeia sucroenergética, o valor do anidro está 9,4% acima do hidratado. No caso do açúcar, o preço está 50% superior ao do hidratado e 37,1% maior que o do anidro. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.