ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Sep/2025

Açúcar: futuros encerraram praticamente estáveis

Os contratos futuros de açúcar demerara fecharam perto da estabilidade na sexta-feira (12/09) na Bolsa de Nova York. O contrato com vencimento em março/2026 subiu 2 pontos (0,12%), e fechou a 16,52 centavos de dólar por libra-peso. Os preços foram impulsionados pelo recuo do dólar ante o Real, que desestimula as exportações brasileiras. Além disso, o petróleo fortalecido nos mercados internacionais foi altista, melhorando a competitividade relativa do etanol. Entretanto, a possível autorização de exportação de açúcar indiano para a próxima safra pesou sobre as cotações.

Após atender a demanda de consumo local e de produção de etanol, a Índia terá estoques excedentes para permitir embarques na temporada que começa em 1º de outubro, segundo o Departamento de Alimentos e Distribuição Pública da Índia. Apesar de não ter volumes definidos, a indústria de açúcar do país asiático sugerir que haveria espaço para a exportação de 2 milhões de toneladas da commodity na temporada 2025/2026. Além disso, a trading ED&F Man afirmou que o mercado continua monitorando o desenvolvimento das safras na Índia e na Tailândia. Na Índia, as chuvas têm sido favoráveis na maioria das regiões.

Na Tailândia, as chuvas têm sido geralmente adequadas em grande parte do país, e a previsão é de que a safra geral supere a produção da temporada passada devido ao aumento da área plantada. A expectativa de safras volumosas na Ásia se soma à ampla oferta do Centro-Sul do Brasil como fator de pressão. Assim como outras tradings e consultorias, a ED&F Man destacou o mix açucareiro no Centro-Sul, que vem aumentando a cada atualização da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), tendo alcançado recorde de 55% na segunda quinzena de agosto.