16/Dec/2025
Em São Paulo, a oferta de etanol segue mais restrita no mercado spot, cenário que mantém em alta os preços do hidratado e do anidro. O Indicador do hidratado CEPEA/ESALQ para o estado de São Paulo está cotado a R$ 2,9092 por litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), alta de 0,83% nos últimos sete dias. Trata-se da nona semana consecutiva de aumento e do maior patamar nominal da atual safra 2025/2026. Para o etanol anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ está cotado a R$ 3,3256 por litro, valor líquido de impostos (sem PIS/Cofins), elevação de 0,39% no mesmo comparativo, e o oitavo avanço semanal seguido e o valor mais alto da temporada.
Os vendedores seguem com baixo interesse de realizar novos negócios, sem pressa para finalizar seus estoques, que continuam pequenos. Além disso, ao longo da semana passada, chuvas em boas proporções em regiões de São Paulo levaram outras usinas a encerrarem a moagem da safra 2025/2026. Ressalta-se que as precipitações também trouxeram alívio no campo, à medida que devem favorecer o desenvolvimento dos canaviais que serão colhidos no ciclo 2026/2027. Do lado da demanda, muitos compradores indicam ter bons volumes para as próximas semanas.
Assim, o interesse seguiu pontual, com distribuidoras focadas no encerramento do ano com estoques mais enxutos. Destaca-se que, diante da baixa oferta em São Paulo, parte das distribuidoras buscou fechar negócios em outros Estados produtores, sobretudo em Mato Grosso do Sul. Com os novos avanços dos preços dos etanóis, a vantagem do açúcar frente ao biocombustível está menor. Em São Paulo, nos últimos sete dias, o valor do açúcar é 12,6% maior que o do hidratado e apenas 2,82% acima do anidro. Entre os dois etanóis, o preço do anidro é 9,5% superior ao do hidratado em São Paulo. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.