27/Jan/2026
Em São Paulo, as cotações dos etanóis anidro e hidratado continuam firmes, apesar da baixa liquidez. De modo geral, a demanda apresenta leve retração, enquanto a oferta está limitada, o que diminuiu a liquidez nos últimos dias. O volume de etanol hidratado negociado no mercado spot é 33,4% inferior ao da semana anterior. Os vendedores seguem negociando algumas quantidades menores, na expectativa de cotações firmes nas próximas semanas.
Quanto à demanda, está em menor ritmo nos últimos dias, já que boa parte dos compradores segue focada na retirada de produto adquirido anteriormente a preços inferiores aos praticados atualmente. Em alguns casos, observa-se negócios para entrega com prazo um pouco mais longo. As distribuidoras de pequeno e médio portes vêm comprando volumes de maneira mais pontual, sem fazer estoques maiores.
O Indicador CEPEA/ESALQ do hidratado para o estado de São Paulo está cotado a R$ 3,0871 por litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), aumento de 0,52% nos últimos sete dias. Para o etanol anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ está cotado a R$ 3,5377 por litro, valor líquido de impostos (sem PIS/Cofins), elevação de 1,33% no mesmo comparativo. A proximidade do recesso de Carnaval também tem dado suporte aos preços e pode gerar negócios adicionais neste período.
Na parcial deste mês, o Indicador CEPEA/ESALQ semanal do hidratado tem alta de 5,38% frente a intervalo equivalente de dezembro. No caso do anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ registra alta de 5,03%. Em São Paulo, nos últimos sete dias, o valor do açúcar está apenas 0,44% maior que o do hidratado. No caso do etanol anidro, o preço do combustível está 8,53% acima do verificado para o açúcar. Entre os dois etanóis, o preço do anidro está 9,8% superior ao do hidratado. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.