14/Jun/2019
Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), exportadores do país venderam 2,4 mil toneladas de carne suína para a China na semana encerrada no dia 6 de junho para entrega em 2019. Apesar de representar recuo de 86% ante o reportado na semana anterior, foi a quarta semana seguida de vendas do produto norte-americano para a China.
Outras 2,7 mil toneladas foram comercializadas para Hong Kong. O volume representa 10,3% do total vendido pelos Estados Unidos na semana, de 23,1 mil toneladas. No mesmo período, foram embarcadas para o país asiático 5,2 mil toneladas de carne suína norte-americana, de contratos previamente fechados. Para o ano comercial 2020, foram vendidas 200 toneladas para a China. As importações chinesas ocorrem em meio ao acirramento dos conflitos comerciais entre os dois países.
A China, entretanto, tem apresentado maior necessidade de importação de proteína animal por causa da peste suína africana, que vem afetando o plantel do país. Ainda que o volume das vendas desta semana represente menos da metade do vendido na semana anterior, a notícia pode impulsionar os futuros de suínos, negociados na Bolsa Mercantil de Chicago. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.